UNHAS

DOENÇAS E TRATAMENTOS

7BEBBB48-2E23-4A65-B5A5-9C9BA2326320.PNG
31F8068A-012E-4CB3-924B-B2FDFA387959.png
CFC83BC5-8B13-42AF-8BE6-B15D1AA396DD.png

PSORÍASE DAS UNHAS

O que é a psoríase?

A psoríase é uma doença inflamatória crônica comum que apresenta manifestações na pele, nas unhas e articulações (juntas).


E quando aparece nas unhas?

Na maioria dos pacientes, as lesões das unhas aparecem junto com as da pele, mas ocasionalmente, o comprometimento das unhas é a única manifestação da psoríase, e também aparece com o comprometimento das juntas. Pacientes com psoríase das unhas podem apresentar envolvimento de uma única unha, múltiplas unhas, unhas das mãos e dos pés, e as vezes separadamente. 

Quais são os sinais da psoríase das unhas?

Se você tem psoríase, é importante verificar se há sinais de psoríase nas unhas das mãos e dos pés. Os sinais comuns incluem:

- Pequenas depressões em suas unhas.

- Descoloração branca, amarela ou marrom.

O dermatologista saberá dizer se você tem líquen plano ao ouvir sobre seus sintomas e fazer uma avaliação. A onicoscopia (avaliação das unhas com dermatoscópio) é indispensável. Também é possível que precisemos tirar uma pequena amostra da unha para enviar ao laboratório. Isso é chamado de "biópsia", e é necessário para confirmar o problema.

 

É necessário fazer biopsia?

Quando a doença está numa fase inicial, as características são similares às de outras doenças muito frequentes. Já que é necessário tratar o mais rápido possível, é importante fazer a confirmação.

Quais são os sinais nas unhas?

Se você tem psoríase, é importante verificar se há sinais de psoríase nas unhas das mãos e dos pés. Os sinais comuns incluem:

- Pequenas depressões em suas unhas.

- Descoloração branca, amarela ou marrom

- Esfarelamento das unhas

- Unha se descolando do dedo da mão ou do pé

- Acúmulo de material sob sua unha

- Sangue sob sua unha

Quais são os tratamentos disponíveis?

O tratamento tópico (cremes aplicados nas unhas) , se usa em quadros leves ou precoces. As unhas crescem lentamente, então você precisará aplicar esses tratamentos por vários meses.

E nos casos mais graves?

Se você tem psoríase severa e psoríase ungueal, seu dermatologista pode prescrever um medicamento que trata todo o corpo (comprimido ou injeção).

 

Existem outros problemas que podem aparecer junto à psoríase?

Uma infecção pode se desenvolver se você tiver psoríase nas unhas, e geralmente está relacionada a fungos.

O que posso fazer por conta própria?

- Mantenha as unhas curtas.: Isso ajuda a evitar que as unhas se descolem dos dedos das mãos e dos pés.

- Use luvas ao fazer qualquer tipo de trabalho manual. Isso inclui trabalhos domésticos, jardinagem e reparos em sua casa.

- Ao fazer tarefas que envolvem agua, como lavar pratos, é melhor usar uma luva de algodão e, em seguida, colocar uma luva de vinil ou nitrila sobre a luva de algodão.

- Luvas de látex podem não dar proteção suficiente às unhas.

- Hidrate as mãos: A psoríase resseca a pele e as unhas. Aplicar um hidratante após cada lavagem das mãos e três minutos após o banho pode ajudar a manter a umidade necessária. Um creme espesso ou pomada funciona melhor.

- Deixe suas cutículas em paz: Cortar ou empurrar as cutículas pode ferir sua pele ou causar uma infecção, e fazer que a psoríase possa piorar.

- Evite morder (ou arranhar) as unhas e a pele ao redor delas. Isso também pode ferir sua pele e aumentar o risco de contrair uma infecção, e as lesões na pele ou infecção das unhas podem piorar a psoríase.

- Resista à tentação de remover o acúmulo sob suas unhas. A remoção do acúmulo pode afrouxar as unhas e aumentar o risco de contrair uma infecção. Com o tratamento, o acúmulo será eliminado gradualmente.

- Não use unhas artificiais -pode usar esmalte. As unhas artificiais, no entanto, podem aumentar o risco de as unhas se separarem dos dedos - um problema comum na psoríase ungueal.

Gostaria de agendar uma avaliação? Clique no botão embaixo para agendar pelo whatsapp (21) 99218-9718.