UNHAS

DOENÇAS E TRATAMENTOS

18A328F9-AA81-4EB1-B4F5-AF6AF4AA8395.jpg
DFB5D3EF-A19D-4E96-B064-5C0BAC4E4404.jpg

Verrugas na Pele e Dedos

O que é uma verruga?

As verrugas cutâneas são crescimentos na pele causados por um vírus denominado papilomavírus humano (HPV). É uma infecção comum. e existem diferentes tipos de HPV, alguns dos quais podem causar verrugas.

Quais são os tipos de verrugas?

  • Verrugas comuns (verrugas ásperas geralmente encontradas nas mãos, joelhos ou outras áreas). Quando as verrugas comuns são encontradas ao redor das unhas, elas são chamadas de verrugas "periungueais".

  • As verrugas plantares são encontradas nas solas (plantas) dos pés. São conhecidas como "olho de peixe".

  • As verrugas planas são geralmente encontradas nas costas das mãos, rosto e pernas.

  • Verrugas genitais (verrugas na área genital, também chamadas de "condiloma acuminado").

Como se vem as verrugas na pele?

São protuberâncias arredondadas ou ovais. Podem ser mais claros ou mais escuros do que a pele ao redor deles. Algumas possuem pequenos pontos pretos, que às vezes são chamados de sementes. Podem aparecer sozinhas ou em grupos que se unem.

Como se transmitem as verrugas?

⦁Você pode se infectar ao tocar na verruga de outra pessoa ou em objetos que contenham o vírus. Por exemplo, compartilhando objetos pessoais ou andando descalço em volta de piscinas, vestiários ou academias.

⦁O HPV tem maior probabilidade de infectar a pele ferida ou amolecida pela água, mas também pode infectar a pele saudável.

⦁Pode levar até seis meses ou mais para aparecer uma verruga após a exposição ao vírus.

Como são tratadas as verrugas?

Inicialmente se sugere o uso de tratamento tópico, como o ácido salicílico. Nas verrugas resistentes temos procedimentos específicos, como:

⦁Congelar a verruga com um fluido especial que fica muito frio (chamado nitrogênio líquido, o que chamamos de crioterapia).

⦁Utilizar uma substancia que destrói o tecido infectado.

⦁Utilizar uma terapia que estimula o próprio corpo para que possa eliminar o virus.

⦁Tratamento cirúrgico.

Nós contamos com todas essas alternativas no consultório. Gostaria de agendar uma avaliação? Clique no botão embaixo para agendar pelo WhatsApp (21) 99218-9718.