UNHAS

DOENÇAS E TRATAMENTOS

401D6608-49F4-43E3-B6A1-62A414AB1753 2.jpg
E5659660-5323-413C-A7F1-787FD0BA5C2D.jpg

Panarício ou unheiro (Paroníquia)

O que é paroníquia?

A paroníquia, conhecida como panarício ou unheiro, consiste na inflamação da pele que ocorre ao redor das unhas das mãos ou dos pés.

O que causa a paroníquia?

Muitas vezes a inflamação se deve à infecção por fungos e bacterias. Porém existem muitas causas de doenças inflamatórias.

A paroníquia crônica tende a ser causada por inflamação repetida de irritantes, umidade ou alérgenos (substâncias que podem induzir alergia) e pode envolver várias unhas. Também pode ocorrer infecção por fungos e bactérias.

 

Porque a pele ao redor da unha inflama?

Qualquer trauma na unha ou na pele ao redor da unha, como cortar muito a cutícula ou fazer uma manicure agressiva, pode criar um caminho para a entrada de bactérias e fungos, e causar uma infecção.

Pessoas que expõem as mãos à água ou a produtos químicos irritantes, como detergentes usados ​​na hora de lavar a louça por exemplo, correm um risco maior de desenvolver este problema.
Além disso, pessoas com diabetes ou doenças que comprometem o sistema imunológico têm maior probabilidade de desenvolver infecções.

Quais são os sintomas da paroníquia?

Os sintomas incluem:

● Uma área dolorida, vermelha e inchada ao redor da unha
● Bolhas cheias de pus perto da unha

Quando o quadro vira crônico, também podemos observar engrossamento da pele acima ou ao redor da unha.

 

Como tratar a paroníquia?

 

Quando o quadro é agudo, podemos prescrever medicamentos em creme e orais para controlar infecções. Muitas vezes é necessário drenar a pus do dedo afetado. A drenagem é um procedimento delicado, realizado com material estéril evitando danificar o tecido sadio.

Quando o quadro vira crônico, além de realizar a terapia com tratamento oral e tópico, precisamos de avaliar a necessidade de tratamento com medicações aplicadas diretamente na na pele, e muitas vezes de cirurgia.

A paroníquia pode ser prevenida?

 

Você pode reduzir suas chances de ter uma paroníquia se:

●Tem muito cuidado para não machucar com a pele ao redor das unhas

●  Evita mexer com as cutículas.
● Usa luvas de borracha se precisar colocar as mãos na água, ou na hora de usar detergentes.

 

Gostaria de agendar uma avaliação? Clique no botão embaixo para agendar pelo WhatsApp (21) 99218-9718.