UNHAS

DOENÇAS E TRATAMENTOS

4D81FEDF-C2DB-43FF-9979-05A41465490E.jpg
IMG_9210_edited.jpg

LIQUEN PLANO DAS UNHAS

O que é liquen plano?

O líquen plano é uma doença que causa a formação de manchas vermelhas, roxas ou brancas na pele. Essas manchas costumam coçar ou doer e podem afetar a pele em qualquer parte do corpo, incluindo boca, genitais e unhas.


E quando temos líquen plano nas unhas?

Nas unhas, o líquen plano (chamado de líquen plano ungueal) pode causar a formação de linhas ou sulcos, podendo progredir a cicatrizes e a perda total da unha.. As lesões das unhas aparecem junto com as da pele e muitas vezes sozinhas.
 

Como é feito o diagnóstico do líquen plano das unhas?

O dermatologista saberá dizer se você tem líquen plano ao ouvir sobre seus sintomas e fazer uma avaliação. A onicoscopia (avaliação das unhas com dermatoscópio) é indispensável. Também é possível que precisemos tirar uma pequena amostra da unha para enviar ao laboratório. Isso é chamado de "biópsia", e é necessário para confirmar o problema.

 

É necessário fazer biopsia?

Quando a doença está numa fase inicial, as características são similares às de outras doenças muito frequentes. Já que é necessário tratar o mais rápido possível, é importante fazer a confirmação.

Quais são os sinais nas unhas?

Cada unha é analisada individualmente, e a terapia pode mudar dependendo da severidade das lesões. Podemos ter alguns dedos com sinais leves e outros com sinais muito graves ao mesmo tempo, e aparecer como adelgaçamento da unha, sulcos, rachaduras (fendas) , apresentando piora até a perda total destas.
Inicialmente a pessoa só percebe um adelgaçamento leve, com aumento dos sulcos. Os sinais vão aumentando rapidamente, e as unhas apresentam maior fragilidade da unha, com piora dos sulcos e rachaduras (fendas), e essas rachaduras podem gerar dor.


Nos casos mais severos, as unhas desaparecem ou apresentam cicatrizes para sempre, o que impede que as unhas cresçam novamente.

Quais são os tratamentos disponíveis?

É muito importante realizar o tratamento o mais rápido possível, pelo qual a doença tem sido denominada como uma “emergência” da saúde das unhas. O tratamento tópico (creme aplicado nas unhas) geralmente não é eficaz e não é usado como terapia única.


Como é o tratamento usado normalmente?

Dependendo da gravidade do quadro decidimos o tipo de medicação. Muitas vezes isso envolve a aplicação de injeções diretamente na área afetada ou usando terapia intramuscular. Fazem parte da primeira linha de tratamento.


E nos casos mais graves?

Nos casos severos, seu dermatologista pode prescrever um medicamento que trata todo o corpo (comprimido ou injeção). 

 

O que posso fazer por conta própria?

Se tem líquen plano ungueal, deve seguir cuidadosamente o esquema de tratamento fornecido pelo dermatologista. É indispensável tratar o mais rápido possível.

Gostaria de agendar uma avaliação? Clique no botão embaixo para agendar pelo whatsapp (21) 99218-9718.